terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pauta: Porto - não lugar

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Porto de Vitória é um lugar de grande importância econômica para o Espírito Santo. A circulação de pessoas é grande, porém a maioria delas não cria vínculo com o local. Tornando o Porto um Não-Lugar. Pensando nisso, o grupo formado por Isabela Zortéa, Isabela Couto, Tiago Moreno, Marcel Bussular, Izaías Buzon e Ricardo Dobrovosky visitou o Porto na procura por entender a história e o funcionamento desse lugar de passagem.

Tiago Moreno conta como foi a produção da matéria:

“Tivemos algumas dificuldades no início para conseguir fontes interessantes para a nossa matéria, e principalmente, explicar a intenção dela. Quando a palavra “não-lugar” aparecia na conversa, era quase que unânime a outra pessoa responder: “o quê?”. Mas depois dessa garimpada, uma visita ao porto e ao CAM, a matéria começou a se encaminhar. Conseguimos inclusive entrevistar dois marinheiros indianos! Nada como uma boa dose de perseverança e muita cara de pau, porque o lugar onde tivemos que ir... bom, isso são outras histórias. Mas todas essas dificuldades, pesquisas e buscas de “personagens”, serviram para pegarmos um pouco mais o gosto pela profissão.”

Fique com a pauta do grupo:

Pauta

Retranca: não-lugar / Porto

Proposta de pauta:

O Porto de Vitória é um lugar de grande importância econômica para o Estado. Mas são poucas as pessoas que criam vínculo naquele local. A circulação de pessoas é grande, porém não fazem daquele lugar um ponto fixo e sim apenas de passagem. Tornando assim o Porto um não-lugar.

O Complexo Portuário do Espírito Santo é hoje um dos mais importantes do Brasil. Com uma infraestrutura de transportes ferroviário, rodoviário e marítimo de bom nível, com apenas a rodovia necessitando de desenvolvimento e a ferrovia ainda subtilizada, mostra-se realmente um sistema de transportes intermodal bastante atrativo e competitivo.

O Porto de Vitória é situado no Centro da capital e atinge uma profundidade de aproximadamente 12,50 metros. É composto de cerca de 13 berços de atracação voltados para a movimentação de cargas diversas. Como está situado no centro da cidade, o acesso por meio terrestre também é complicado, com restrições de horários devido ao trânsito, o que explica a baixa movimentação de cargas. Atualmente é mais utilizado para reparos em navios/plataformas de petróleo, recebimento de cruzeiros marítimos e shows de médio porte.

Roteiro:

Contatos da CODESA (administra o Porto de Vitória):

Camila Corrêa – Assessoria de Comunicação (ASSECS)

Tel: (27) 3132-7313
E-mail:
rassecs@codesa.gov.br

CAM – Centro de Atendimento ao Marinheiro

Lorena Marchesi - Coordenadora

Tel.: (27) 9725-1284

Pauteiros: Isabela Zortéa, Isabela Couto, Tiago Moreno, Marcel Bussular, Izaías Buzon e Ricardo Dobrovosky.

Encaminhamento: Fazer imagens do Porto, com pessoas e trabalhadores circulando.

Falar sobre a história do Porto e sua importância econômica. Entrevistar pessoas e trabalhadores (preferência por marinheiros). Entrevistar pessoas do CAM sobre o trabalho voltado para os marinheiros


0 comentários:

Postar um comentário