sexta-feira, 25 de junho de 2010

O que deu errado?

sexta-feira, 25 de junho de 2010
Como nosso Trilha Capixaba é um programa experimental, podemos errar que é aceitável. É claro que a turma que a turma tenta dar o melhor de si, mas para meras focas do jornalismo, ainda escorregamos em coisas bem simples.
Alguns erros cometidos no primeiro Trilha estão aí como críticas construtivas, para melhorarmos ainda mais no próximo programa.

- Faltou o nome do programa na vinheta depois do intervalo. Isso é importante para localizar a pessoa que ligou a televisão quando o programa já havia começado e não sabe o que está passando. Quando acaba o comercial é importante passar a vinheta COM O NOME DO PROGRAMA para que os mais alheios não fiquem perdidos.

- Mais cuidado no tratamento das imagens! Zoom indo e voltando toda hora, imagens tremidas e falta de um bom enquadramento espantam o telespectador.

- Verifique sempre o áudio! Nunca esquecer do fone de ouvido e testar o som sempre que for gravar. Às vezes fica alto demais, Às vezes fica muito baixo e, se esquecer de ligar o som, a entrevista pode ser perdida. É preciso tomar cuidado com o som ambiente na hora de gravar falas, o microfone aberto pode atrapalhar.

- Limpe sempre a lente da câmera! Levar um algodãozinho é quase uma obrigação. Fica feito ter as imagens distorcidas ou apagadas por causa de uma sujeira.

- Se for gravar em dias diferentes, use a mesma roupa! Usar uma blusa azul em uma passagem e outra vermelha durante uma entrevista tira a continuidade da matéria e fica feio. Se não foi gravar tudo no mesmo lugar ou dia, é bom lembrar de vestir exatamente a mesma roupa que usou na primeira gravação.

- Cuidado pra não cortar o braço do repórter! Câmeras de plantão, vamos relembrar todas as aulas da Renata e enquadrar o repórter de forma que não fique um braço perdido no espaço, esticado demais ou de qualquer jeito estranho. Se não der pra pegar um ângulo aceitável, enquadre o repórter na cena. Mas nunca corte o braço dele fora!


0 comentários:

Postar um comentário