quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pauta: Vitória através das águas

quinta-feira, 20 de maio de 2010
O quarto grupo da Disciplina de Televisão resolveu mostrar algo que é só olhar em volta pra ver: a água, coisa que temos de sobra na Ilha de Vitória. Para isso, a Mariana Anselmo, Paula Falcão, Felipe e Nathalia Pompermaier foram passear pelo Porto de Catraias e mostrar como a cidade é bonita vista de um elemento que é comum aos nossos olhos, mas que às vezes passa despercebido.

Veja a proposta do grupo:

PAUTA: OLHAR SOBRE VITÓRIA ATRAVÉS DAS ÁGUAS

PROPOSTA:
Observar a ilha e cidade de Vitória através da baia. Identificar e o que e como se vê a cidade através das águas. Para condizer com a proposta do programa, a observação se dará através de dois passeios aquáticos: catraia e escuna.

ROTEIRO:
Passeio de Catraia
Horas: Não definida por não sabermos quando teremos acesso aos equipamentos
Local: Porto de Vitória. Em frente à Praça Oito
Entrevistado 01: Barqueiros
Entrevistado 02 Usuários
Contato: Nero Barros – (27) 8136-4384

INFORMAÇÕES:
Há mais de 50 anos o serviço de travessia com saída do Porto de Vitória é realizado. Antes comandado por uma empresa, hoje quem presta esse serviço à população são barqueiros autônomos da região que aprenderam a profissão com seus pais.

Os 14 barcos que realizam a travessia atendem tanto aos moradores de Vitória, que fazem travessia para Vila Velha e Paú - e vice e versa -, como turistas, que buscam o serviço para conhecer os arredores da ilha. As saídas acontecem de segunda a sábado, das sete da manhã ás sete da noite. As catraias, nome dado aos pequenos botes, comportam de cinco a oito passageiros. O preço da passagem é mais barato do que uma passagem de ônibus: R$ 1,50.

Por falta de incentivo da prefeitura, o transporte e instalações ainda são precários, precisando improvisar meio de cobrança, por exemplo.

ROTEIRO:
Passeio de Escuna
Horas: Não definida, por não sabermos quando teremos acesso aos equipamentos
Local: Píer de Iemanjá na Praia de Camburi
Entrevistado 01: Barqueiro
Entrevistado 02 Usuários
Contato: Gaspar – (27) 9914-0843/ Cores do Mar – (27) 3222-3810

INFORMAÇÕES:
A empresa Cores do Mar realiza passeios de escuna pela baía de Vitória, acontece entres os dias de quarta-feira e domingo com saídas às 10:00h e as 15:00h. Com três roteiros diferentes, Ilha do Sol, Ilha de Vitória e Rota Manguezal, a empresa oferece passeios de 2 horas de duração pelos mais belos pontos da ilha, como Ilha do Boi e do Frade, Terceira Ponte, Centro de Vitória, Manguezal e outros. O passeio custa R$ 20,00 por pessoa.
A época de maior movimento é janeiro, ápice do verão. E para atender essa demanda, a empresa conta com duas escunas em serviço, uma comportando 60 pessoas e a outra 80.

0 comentários:

Postar um comentário